Júnior, Pleno ou Sênior: entenda as fases da carreira

Provavelmente, você já viu ofertas de emprego classificadas pelo nível do cargo. Geralmente, essas vagas são acompanhadas por termos como Júnior, Pleno ou Sênior. Compreender cada um desses níveis é fundamental para se candidatar às vagas certas. Confira nossas dicas.

Quais são os critérios para definir o nível de cada cargo?

As exigências para definir o nível do profissional podem variar de uma organização para outra, mas, geralmente, os critérios considerados são: conhecimento técnico, habilidades, experiência de mercado e maturidade profissional.

Profissional Junior (JR)

Tempo de experiência considerado: até 5 anos.
Geralmente, os cargos de nível Junior são ocupados por profissionais recém-formados, que estão iniciando a carreira. As funções cotidianas do Junior exigem conhecimento técnico na área de atuação, mas são menos complexas e não envolvem a tomada de decisões.

Profissional Pleno (PL)

Tempo de experiência considerado: de 6 a 9 anos.
As vagas de nível pleno demandam maior maturidade profissional, amplo conhecimento na área de atuação e capacidade para lidar com tarefas complexas, que envolvem a tomada de decisões. Para ocupar um cargo de nível pleno, muitas empresas exigem que o candidato tenha um curso de pós-graduação no seu currículo.

Profissional Sênior (SR)

Tempo de experiência considerado: mais de 10 anos.
O nível Sênior exige amplo conhecimento técnico, experiência de mercado, maturidade profissional e aptidão para liderar equipes. É um nível de alta responsabilidade e complexidade, que demanda grande capacidade de gestão.

Além dos níveis citados acima, algumas empresas buscam pela figura do “Master”, um profissional com mais de 15 anos de experiência, que passa a ser visto como executivo. Ainda há oportunidades nos programas de estagiário e trainee, que buscam jovens talentos interessados em ingressar no mercado de trabalho.

Você sabia que a FMU conta com uma área de carreira e internacionalidade, que tem como objetivo preparar os alunos para interagir com o mercado de trabalho? Saiba mais sobre o Global Office clicando aqui.

bn_portal_grad-181_seletivo
Clique e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *