4 grandes referências e profissionais da Contabilidade no Brasil

Ao longo dos anos, a área de Ciências Contábeis brasileira passou por diversas transformações. Hoje, o contabilista é um profissional reconhecido e valorizado, capaz de analisar mercados, gerir negócios e lidar com as demais áreas de uma organização.
Pensando nisso, listamos quatro profissionais que foram fundamentais para o desenvolvimento e evolução da área no país. Continue a leitura e inspire-se.

1. João Lyra Tavares

João de Lira Tavares é considerado uma das figuras mais emblemáticas da contabilidade brasileira. Nascido em Goiânia, em 1871, Tavares atuou como comerciante, contador, professor e jornalista até que, em 1907, foi eleito deputado estadual.
O profissional também foi responsável pela criação da Associação de Guarda-Livros de Pernambuco, onde viveu durante alguns anos. Guarda-livros era o nome utilizado para designar os profissionais que faziam o registro e controle da contabilidade de uma empresa.
João de Lira Tavares defendia que os fundamentos contabilísticos fossem ensinados na escola, para que a população pudesse compreender suas causas e efeitos.
Sua atuação na política e na associação de guarda-livros foi fundamental para o desenvolvimento e reconhecimento dos profissionais de contabilidade no Brasil. Atualmente, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) homenageia os profissionais de destaque da área com a medalha Mérito Contábil João Lyra.

2. Eliseu Martins

Eliseu Martins é contabilista, professor universitário, parecerista, palestrante e autor de best-sellers sobre contabilidade. Além de conquistar destaque em sua carreira, Eliseu foi fundamental na reformulação do Curso de Ciências Contábeis no Brasil.
O profissional defendeu a inclusão de disciplinas humanísticas na formação do contabilista, considerando os fatores sociais da profissão e tornando os estudantes mais preparados para o mercado.
Eliseu Martins também é autor de algumas das obras mais importantes sobre contabilidade no Brasil, como Teoria da Contabilidade – Uma nova Abordagem (2005), Contabilidade de Custos (2001) e Aprendendo Contabilidade em Moeda Constante (1994).

3. Antônio Lopes de Sá

Antônio Lopes de Sá foi um importante contador brasileiro. Nascido em Minas Gerais, Antônio Lopes destacou-se como professor universitário e escritor, tendo publicado 183 livros no Brasil e no exterior.
Devido à sua contribuição para a Contabilidade, o profissional venceu prêmios internacionais de literatura científica, além de ser receber medalha de mérito Contábil João Lyra.
Entre suas obras de destaque, estão: Ética Profissional (2009), Teoria da Contabilidade (1999), Perícia Contábil (2009).

4. Ana Maria Elorrieta

Eleita uma das 50 personalidades mais influentes da área de contabilidade pela Global Accountancy Power 50, Ana Maria Elorrieta já foi presidente do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil). A profissional operou durante 35 anos na consultoria PwC e, posteriormente, passou a atuar como conselheira da administração da CPFL.

Agora que você conheceu as grandes referências da contabilidade brasileira, que tal saber um pouco mais sobre o curso? Descubra o que os alunos de Ciências Contábeis aprendem durante a graduação.

bn_portal_grad-181_seletivo
Clique e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *