5 pontos do currículo que despertam a atenção dos recrutadores

Em meio aos milhares de currículos que surgem a cada seleção, os recrutadores devem encontrar os perfis mais interessantes e qualificados para cada vaga. Para otimizar o tempo, os profissionais de recursos humanos precisam fazer uma leitura rápida, buscando os pontos de destaque de cada candidato.
Por isso, é muito importante estruturar todas as informações do currículo, facilitando a visualização dos seus pontos mais fortes. Confira algumas dicas para despertar a atenção dos recrutadores e passar para a próxima fase do processo seletivo.

1. Organização

Seu currículo deve ser limpo, conciso e objetivo. Organize as informações nas categorias: dados pessoais, graduação, cursos extras, experiência profissional e habilidades. Use bullet points para tornar o texto mais dinâmico e opte por uma fonte padrão, como Arial ou Times New Roman.
Além disso, é muito importante tomar cuidado com erros de português, textos mal escritos e informações falsas. Nesse ponto do processo, qualquer pequena falha pode significar a sua desclassificação.

2. Carta de Apresentação

Antigamente, os candidatos encaminhavam seus currículos acompanhados de uma carta de apresentação, na qual era possível fazer um pequeno resumo das suas qualificações e experiências.
Hoje em dia, a carta de apresentação pode ser encaminhada no corpo do e-mail de envio do currículo, com o objetivo de despertar o interesse do recrutador. Já nos sites de vagas, que estão cada vez mais populares, a carta de apresentação pode ser adaptada para a área de resumo do candidato.
Mais uma vez, clareza e objetividade são fundamentais. Inicie o seu texto apontando o motivo pelo qual está se candidatando à vaga e os seus objetivos profissionais. Depois, cite as suas habilidades, formações e experiências. Por fim, coloque-se à disposição para uma possível entrevista.

3. Trajetória objetiva

A trajetória do candidato é um ponto que pode chamar a atenção dos recrutadores. Profissionais que ficam “pulando” de uma empresa para outra podem parecer instáveis e inseguros. Por outro lado, profissionais que receberam promoções e realizaram cursos em sua área de interesse são valorizados.
Seja sincero no seu currículo e esteja preparado para explicar a sua trajetória em uma possível entrevista.

4. Palavras-chave

Considere incluir algumas palavras-chave no seu currículo. Se você almeja um emprego na área de Arquitetura, por exemplo, use termos relacionados à área, como “conhecimento em Archicad” ou “experiência em projetos de urbanismo”. Esse tipo de informação é muito importante para o recrutador.

5. Instituição de Ensino Reconhecida

A formação acadêmica é um item de grande importância no currículo, e os candidatos que estudaram em Instituições de Ensino bem vistas pelo mercado tendem a se destacar. Portanto, inclua o nome da sua Instituição de Ensino no seu currículo.
Agora que você já conhece os pontos do currículo que despertam a atenção dos recrutadores, que tal revisar o seu?

Você sabia que a FMU conta com uma área de carreira e internacionalidade que tem como objetivo preparar os alunos para interagir com o mercado de trabalho? Saiba mais sobre o Global Office.

 

bn_portal_grad-181_seletivo
Clique e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *