Conheça as áreas de atuação do Contador

A área das Ciências Contábeis frequentemente surge nas listas das profissões mais promissoras do mercado. Sem dúvidas, esse é um dos campos que mais oferece oportunidades de atuação no cenário empresarial. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre as áreas nas quais o contador pode atuar. Conheça cada uma delas.

Auditoria

A auditoria é uma das principais áreas de atuação das ciências contábeis. O auditor é o profissional responsável por analisar, examinar e certificar as transações financeiras registradas pela contabilidade, com o objetivo de evitar brechas para possíveis erros que possam prejudicar a saúde financeira da empresa.
Como auditor, você poderá atuar em empresas, verificando a veracidade dos procedimentos contábeis e processuais da organização, ou no setor público, atuando nas fiscalizações de rendas da União, Estados e Municípios.
Vale lembrar que apenas o profissional com formação em ciências contábeis possui poderes legais para exercer a função de auditor fiscal, quando a base da fiscalização for: livros diário e razão, relatórios de processamentos eletrônicos de suporte à contabilidade e demonstrações contábeis.

Setor Público

O setor público é bastante atrativo, principalmente para os profissionais que buscam estabilidade e segurança. A formação em Ciências Contábeis abre um grande leque de oportunidades para ingressar em cargos públicos.
Por meio da aprovação em concursos, o contador poderá atuar como contador público, contador militar, auditor fiscal, controlador de arrecadação, analista do Banco Central, Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, entre outros.

Assessoria

Tentando driblar as adversidades do cenário econômico brasileiro, muitas pessoas optaram pelo empreendedorismo. Porém, criatividade não basta para manter uma nova empresa financeiramente saudável. Nesse ponto, os serviços de assessoria contábil, fiscal e pessoal são fundamentais.
O profissional que atua na área de assessoria tem a função de acompanhar e analisar as demandas contábeis das empresas contratantes, potencializando os processos de tomada de decisão. Essa é uma das áreas mais concorridas da contabilidade, portanto é preciso oferecer excelência no serviço.

Análise financeira

Como o nome diz, o profissional que atua na área de Análise Financeira tem como função analisar os documentos e relatórios contábeis, aferindo a situação econômico-financeira da empresa de maneira crítica. Assim, é possível levantar informações relevantes, que auxiliam a tomar decisões sobre investimentos e empréstimos.

Perícia Contábil

O perito contábil é o profissional que emite laudos técnicos com o objetivo de solucionar litígios judiciais que envolvem os temas da contabilidade. A ocupação possui uma grande carga de responsabilidade e, consequentemente, altas remunerações. Devido ao grande número de ações judiciais relacionadas à contabilidade, a área de perícia contábil está em alta.

Setor Acadêmico

Muitos contadores optam por seguir a carreira acadêmica, dando aulas, atuando em pesquisas contábeis, escrevendo artigos e livros sobre o tema, palestrando e prestando consultoria profissional.
Agora que você já conhece as áreas de atuação dos Contadores, aproveite para descobrir o que os alunos aprendem durante o curso de Ciências Contábeis.

 

bn_portal_grad-181_seletivo
Clique e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *