Como ser mais produtivo no dia a dia?

Nós sabemos que conciliar trabalho, estudos e vida social não é uma tarefa fácil, mas existem algumas boas práticas que podem ajudar a organizar a sua rotina e torná-la mais produtiva. Para isso, é preciso fazer escolhas inteligentes, deixando velhos hábitos e manias para trás. Confira as nossas dicas para ser mais produtivo no dia a dia.

1. Organize a sua manhã no dia anterior

Acordar atrasado e precisar tomar decisões nos primeiros minutos do dia pode ser muito frustrante. Para evitar contratempos, organize a sua manhã no dia anterior, separando suas roupas e deixando a sua bolsa ou mochila pronta. Assim, você economiza tempo e ganha uma manhã mais tranquila.

2. Faça uma lista com as suas tarefas diárias

Colocar todas as tarefas em uma lista pode ser muito útil, principalmente quando você tem muitas coisas para fazer. Nesse ponto, aplicativos gratuitos, como o Google Keep, o Trello e o Remember the Milk podem ajudar.
Organize os itens por ordem de importância e inclua até mesmo as tarefas mais simples, como passar no supermercado ou pagar uma conta pela internet. Assim, você terá uma visão mais ampla para organizar os seus horários e nada ficará para trás.

3.Elimine as tarefas mais simples primeiro

Como mencionamos no item anterior, o ideal é organizar as tarefas por ordem de importância, mas, quando for possível, faça as tarefas mais simples e rápidas primeiro. Assim, você poderá riscar mais itens da lista e terá a sensação de que as coisas estão progredindo. Isso pode ser muito motivador.

4. Aprenda a dizer não

Assim como é importante saber priorizar as tarefas, é preciso saber negar as atividades que não podem ser realizadas naquele momento, principalmente aquelas que não estão sob sua responsabilidade.
É claro que você pode ajudar um amigo a finalizar um trabalho da faculdade ou trocar de turno com um colega da empresa, desde que isso não afete as suas obrigações.

5. Cuide da sua saúde

Priorizar as tarefas do dia a dia e esquecer da saúde é um erro muito comum, que pode ter sérias consequências. Por isso, é muito importante que você reserve um tempinho na sua agenda para alimentar-se bem e praticar atividades físicas. Assim, você terá mais energia e bom-humor para encarar as atividades do cotidiano.

Aproveite as nossas dicas para ser mais produtivo no trabalho, na faculdade ou no preparo para o vestibular, mas lembre-se: a produtividade também está relacionada ao equilíbrio da mente. Conheça 5 lugares para relaxar em São Paulo.

bn_portal_grad-181_seletivo
Clique e confira!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *