Acabou meu estágio. E agora?

O estágio profissional é uma excelente oportunidade de entrar no mercado de trabalho e vivenciar o dia a dia da sua futura profissão. Porém, o estágio tem um prazo pré-determinado, que não pode ultrapassar dois anos.
Em muitos casos, o estagiário é efetivado e passa a integrar a equipe da empresa. Em outros, o contrato é encerrado e o profissional deixa de integrar o quadro de colaboradores da companhia. Nesse ponto, o importante é compreender que o fim do seu estágio não significa o fim da sua carreira.

Confira algumas dicas para aproveitar esse momento.

1. Peça o feedback

No fim do período de estágio, é de praxe que o supervisor realize uma reunião de feedback, apontando os seus pontos fortes o os seus pontos que ainda devem ser desenvolvidos.
Faça anotações, peça conselhos e reflita sobre as questões abordados. Aproveite esse momento para crescer profissionalmente.

2. Mantenha o relacionamento

Mesmo que você não tenha interesse em voltar para a empresa, mantenha um bom relacionamento com os seus antigos colegas. No mercado de trabalho, é muito comum que os gerentes e recrutadores solicitem indicações de bons funcionários. Mesmo que você não esteja mais na empresa, o seu nome poderá ser lembrado.
Além disso, esse tipo de contato poderá mantê-lo atualizado sobre as novidades da sua área de atuação.

3. Atualize o seu currículo

Nós nunca sabemos quando uma oportunidade poderá surgir. Por isso, manter o currículo atualizado é fundamental, mesmo que ainda faltem alguns meses para o fim do seu estágio.
Atualize também o seu perfil no Linkedin. Todos os dias, recrutadores de grandes empresas buscam talentos na plataforma.

4.Busque por outras vagas

Se você ainda tem alguns anos de faculdade pela frente, não hesite em buscar outras vagas de estágio. A sua experiência anterior poderá ajudar nesse ponto.
Agora, se a sua graduação terminou ou está terminando, fique de olho nas vagas de trainee, que são voltadas para profissionais recém-formados. Esse tipo de vaga também proporciona muitas oportunidades de crescimento.

5.Não fique parado

Não fique parado até encontrar outra oportunidade. Aproveite o tempo disponível para fazer cursos on-line, melhorar o inglês, participar de atividades complementares na faculdade, realizar trabalhos voluntários e, claro, buscar uma nova vaga.
Esse tipo de prática, além de enriquecer o seu currículo, demonstrará aos recrutadores o seu interesse pelo crescimento profissional, aumentando as suas chances de ser selecionado.
O fim do seu contrato de estágio pode representar uma oportunidade, basta saber aproveitá-la.
Você sabia que a FMU conta com uma área de carreira e internacionalidade que tem como objetivo preparar os alunos para interagir com o mercado de trabalho? Saiba mais sobre o Global Office.

 

bn_portal_grad-181_seletivo
Clique e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *