10 Filmes sobre Comunicação e Publicidade

Pedimos para o Prof. Edson Paiva, Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da FIAM-FAAM, indicar filmes sobre publicidade e comunicação. O resultado foi uma lista imperdível, que você pode conferir abaixo.

1. Trust me – 2013

O filme mostra a história de Howard Holloway (Clark Gregg), um agente de atores mirins que passa por problemas nos negócios. Uma jovem atriz de uma nova franquia de sucesso é a sua única esperança de se restabelecer.

2. Crazy People – 1990

Emory Leeson (Dudley Moore) é um jovem publicitário que decide fazer uma campanha com anúncios extremamente sinceros. A ideia é reprovada e o seu chefe o manda para uma clínica de tratamento psiquiátrico, mas a campanha é equivocadamente impressa e faz um grande sucesso.

3. O diabo veste Prada – 2006

O filme mostra os passos de Andrea Sachs (Anne Hathaway) após conseguir um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Enquanto tenta se adaptar a esse novo universo, Andrea entra em conflito com Miranda Priestly (Meryl Streep), a principal executiva da empresa.

4. Amor por Contrato – 2009

Steve (David Duchovny), Kate (Demi Moore), Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard) formam uma família perfeita. Eles são bonitos, populares, bem-sucedidos e confiantes, mas, na realidade, não são uma família de verdade. Todos fazem parte da nova estratégia de marketing da empresa Lifelmage.

O filme traz uma excelente reflexão sobre até que ponto as nossas ações de compra são influenciadas pelas pessoas que nos cercam.

5. No – 2012

Quando o ditador Augusto Pinochet aceita a realização de um plebiscito popular para decidir sobre a sua continuidade no poder, a grande responsabilidade de criar a Campanha do Não fica por conta de René Saavedra (Gael García Bernal), um competente e experiente publicitário. O filme foi indicado ao Oscar de 2013, na categoria de melhor filme estrangeiro.

6. O Lobo de Wall Street – 2013

Poder de negociação, persuasão e ambição são os pontos centrais do filme, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio. O Lobo de Wall Street conta a história de Jordan Belfort, um jovem ambicioso que perde seu emprego na bolsa de valores após a Black Mondey, uma queda brusca nas ações que impactou a Wall Street.

7. Obrigado por fumar – 2005

“Obrigado por fumar” mostra as estratégias de um profissional de comunicação para defender o que parece ser indefensável: o cigarro. O que se destaca na trama é a habilidade que ele tem para contornar os problemas, mascarar a verdade e desenvolver um poder de persuasão quase sobrenatural. O filme traduz com perfeição o cenário publicitário atual, onde não é suficiente que um publicitário entenda só de propaganda.

8.  A Rede Social – 2010

O filme mostra como o Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, foi criado. “A Rede Social” aborda a visão criadora de Mark Zuckerberg e como o sucesso sem precedentes trouxe problemas legais e pessoais para o gênio da computação. É um excelente filme para inspirar o empreendedorismo.

9. Art & Copy – 2009

Art & Copy passa pela década de 60 e chega aos dias atuais entrevistando grandes profissionais do cenário Publicitário. O filme demonstra a visão de publicitários norte-americanos sobre a criatividade e as formas de atuar em um sistema que exige “o novo” em meio à padronização.

10. Clube da Luta – 1999

O filme critica descaradamente o universo publicitário e o consumo desenfreado que se desencadeia a partir dele. É importante que o publicitário conheça as críticas que são feitas à área, para saber se posicionar na hora de defender a sua escolha. Como o publicitário também é consumidor, existe a obrigação de refletir sobre os dois lados dessa moeda.

O universo da comunicação é mesmo fascinante. Se você sonha cursar Publicidade e Propaganda, conheça o curso da FIAM-FAAM.

bn_portal_grad-181_seletivo
Clique e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *