Relações Públicas no Cinema

O profissional de Relações Públicas é responsável por construir e preservar a boa imagem das empresas, instituições ou figuras públicas. Isso envolve o planejamento e a execução de projetos de comunicação, assessoria de imprensa, relacionamento governamental e muito mais.

Sem dúvidas, o poder das Relações Públicas é fascinante, o que faz com que essa área sirva de inspiração para diversas produções cinematográficas. Conheça alguns filmes que retratam o universo das Relações Públicas.

Mera coincidência –  1997

O filme retrata o envolvimento do presidente dos Estados Unidos em um escândalo sexual as vésperas de sua reeleição – algo que se relaciona com a gestão de crise na profissão de Relações Públicas. A cada momento que a reeleição se aproxima a candidatura se distância, um produtor de Hollywood propõem ao então presidente que invente uma guerra para desviar a atenção do público. O filme mostra com clareza o poder das Relações Públicas.

 

Obrigado por Fumar (Thank you for Smoking) – 2005

O filme mostra um profissional de comunicação em situações desafiadoras e suas estratégias para defender o que parece ser “indefensável”, o cigarro. O que destaca na trama é a habilidade que ele tem para contornar os problemas, mascarar a verdade e tudo que envolve um poder de persuasão quase sobrenatural.

 

O discurso do Rei – 2010

O filme conta a história do rei Jorge VI, que contrata um fonoaudiólogo, para lhe ajudar a superar a gagueira e ajudá-lo a fazer um importante discurso no rádio no começo da Segunda Guerra Mundial. O filme retrata a importância da comunicação pessoal para os grandes líderes e como a radiodifusão teve e tem um grande papel para a sociedade.

Aproveite para conhecer o Curso de Relações Públicas da FIAM-FAAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *