Mulheres fortes no cinema

A constante luta das mulheres pela busca de espaço na sociedade é muito retratada na sétima arte, tanto com histórias fictícias, como em cinebiografias. Confira a lista de filmes que inspiram e emocionam com a força do dito “sexo frágil”.

Mulan (1998)
Quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, a jovem Mulan fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado. Ela rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta em seu lugar. Os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece Mulan descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.

Menina de ouro (2004)
Maggie Fitzgerald é uma jovem que deseja se tornar lutadora de boxe profissional e procura a ajuda do empresário e treinador Frankie Dunn. Ele não considera que esse esporte seja para mulheres, mas acaba assumindo o desafio e descobre não apenas um grande talento na moça, mas daí surge uma relação fraternal.

Olga (2004)
Berlim, início do século XX. Olga Benário é uma jovem judia alemã. Militante comunista é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

Libertem Angela Davis (2014)
O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma professora de filosofia nascida no Alabama e conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Quando Angela defende três prisioneiros negros nos anos 1970, é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Nessa época, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos.

Preciosa – Uma História de Esperança (2010)
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude e tem um filho portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola e encaminhada para uma instituição de ensino alternativa que possa ajudá-la a lidar melhor com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *