Gastronomia no Cinema

Muito popular no formato de reality show, o universo gastronômico também já foi retratado no mundo cinematográfico. Confira alguns filmes que irão lhe inspirar na hora de cozinhar.

Chocolate (2000)
Em 1959, Vianne se muda com a filha para uma pequena cidade francesa e abre uma loja de chocolates. Porém, por ser mãe solteira, trabalhar aos domingos e preparar doces que fazem qualquer um ceder à tentação da gula, os moradores pretendem expulsá-la dali. Tem início um confronto entre os conservadores e aqueles que desejam o sabor recém-descoberto.

Ratatouille (2007)
Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a ideia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia ele vai ao restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.

Julie e Julia (2009)
O filme mostra a chef Julia Child tentando publicar um livro com receitas francesas para americanos. Enquanto isso, anos depois, Julie Powell tem o objetivo de seguir todas as receitas do livro em 365 dias, passando por situações gastronômicas hilárias e buscando elevar sua autoestima. O longa é baseado na história real das protagonistas.

A 100 Passos de um Sonho (2014)
No sul da França, Madame Mallory é uma respeitada e autoritária dona de restaurante estrelado no famoso Guia Michelin que está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu empreendimento e trava uma verdadeira guerra contra o vizinho. Mas, aos poucos, ela conhece o filho do seu adversário, Hassan Kadam, um garoto com verdadeiro talento para a culinária. Os dois tornam-se amigos e Mallory passa a guiá-lo pelos conhecimentos da refinada gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana, encorajando-o a alçar voos muito mais altos.

Comer, Rezar, Amar (2010)
Elizabeth descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo – marido, trabalho e amigos – decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. Ela parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar em uma grande viagem de autoconhecimento em meio às iguarias locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *